sexta-feira, 1 de junho de 2012

Projeto interdisciplinar


PROJETO INTERDISCIPLINAR



Instituto de Artes

Departamento de Artes Visuais

Projeto Interdisciplinar de ensino e Aprendizagem 2

Autoria: Ana Beatriz Barroso

Supervisão: Thérese Hoffman Gatti

Tutora: Daniela Cureau

Projeto interdisciplinar


Título: “Papietando Quintana: Esculturas em papietagem junto aos poemas de Mario Quintana do livro Lili inventa um mundo"

                          Autoria: Micilene Gonçalves de Lima Lopes                                                   
  Matrícula: 09/79384

1. Apresentação
Para disciplina de Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2,
estou organizando este BLOG, que fará parte do meu projeto de ensino.
Neste projeto estou trabalhando esculturas com papel na técnica papietagem,
onde é um diálogo da Arte com o Português,
 faremos releituras das ilustrações do livro de Mário Quintana - Lili inventa o mundo.
Consiste em uma pesquisa sobre a arte ofício  ligada a papietagem e a influência dos artistas cubistas Picasso e George Braque nessa arte.

                   
   Introdução:
      Escolhi esse tema porque tenho facilidade em lidar com papel. Montar  esculturas através da papietagem é desafiador. A arte artesanato não é valorizada no meio artístico em geral. Essa é uma técnica muito interessante para introdução teórica e prática de elementos e recursos expressivos, ligados a técnica aplicada a modelagem e pintura do conteúdo programático para o 6º ano do Ensino Fundamental. A linguagem poética de Mário Quintana no livro “Lili inventa o mundo” com suas gravuras simples foi perfeito para introduzir noções dessa técnica.

   Objetivos:
·         Possibilitar o conhecimento da técnica de esculturas em papietagem.
·         Desenvolver a criatividade por meio de releitura.
·         Despertar para reflexão e participação no processo aprendizagem.
·     Localizar e analisar nas produções o uso dos elementos básicos da linguagem visual que são para comunicar, esteticamente, sentido e significado, como utensilio decorativo. Essa análise será baseada nas obras cubistas de Picasso e George Braque. Em 1912, eles começaram a incorporar em suas pinturas elementos de colagem e de experimentar com a técnica de papier colle (papel colado). Sua colaboração artística durou até 1914.
·         Reconhecer a arte oficio e suas peculiaridades.
·  Analisar as diferentes representações artísticas como linguagem comunicacional. (poesia - escultura)

Público Alvo: Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental séries finais do CEF 03 de Planaltina.

2 comentários: