PROJETO INTERDISCIPLINAR
Instituto
de Artes
Departamento
de Artes Visuais
Projeto
Interdisciplinar de ensino e Aprendizagem 2
Autoria:
Ana Beatriz Barroso
Supervisão:
Thérese Hoffman Gatti
Tutora:
Daniela Cureau
Projeto
interdisciplinar
Título:
“Papietando Quintana: Esculturas em papietagem junto aos poemas de Mario Quintana do livro Lili inventa um mundo"
Autoria:
Micilene Gonçalves de Lima Lopes
Matrícula: 09/79384
1. Apresentação
Para disciplina de Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2,
estou organizando este BLOG, que fará parte do meu projeto de ensino.
estou organizando este BLOG, que fará parte do meu projeto de ensino.
Neste projeto estou trabalhando esculturas com papel na técnica papietagem,
onde é um diálogo da Arte com o Português,
faremos releituras das ilustrações do livro de Mário Quintana - Lili inventa o mundo.
onde é um diálogo da Arte com o Português,
faremos releituras das ilustrações do livro de Mário Quintana - Lili inventa o mundo.
Consiste em uma pesquisa sobre a arte ofício ligada a papietagem e a influência dos artistas cubistas Picasso e George Braque nessa arte.
Introdução:
Escolhi esse tema porque tenho facilidade em lidar com papel. Montar esculturas através da papietagem é desafiador. A arte artesanato não é valorizada no meio artístico em geral. Essa é uma técnica muito interessante para introdução teórica e prática de elementos e recursos expressivos, ligados a técnica aplicada a modelagem e pintura do conteúdo programático para o 6º ano do Ensino Fundamental. A linguagem poética de Mário Quintana no livro “Lili inventa o mundo” com suas gravuras simples foi perfeito para introduzir noções dessa técnica.
Escolhi esse tema porque tenho facilidade em lidar com papel. Montar esculturas através da papietagem é desafiador. A arte artesanato não é valorizada no meio artístico em geral. Essa é uma técnica muito interessante para introdução teórica e prática de elementos e recursos expressivos, ligados a técnica aplicada a modelagem e pintura do conteúdo programático para o 6º ano do Ensino Fundamental. A linguagem poética de Mário Quintana no livro “Lili inventa o mundo” com suas gravuras simples foi perfeito para introduzir noções dessa técnica.
Objetivos:
· Possibilitar o conhecimento da técnica de esculturas em papietagem.
· Desenvolver a criatividade por meio de releitura.
· Despertar para reflexão e participação no processo aprendizagem.
· Localizar e analisar nas produções o uso dos elementos básicos da linguagem visual que são para comunicar, esteticamente, sentido e significado, como utensilio decorativo. Essa análise será baseada nas obras cubistas de Picasso e George Braque. Em 1912, eles começaram a incorporar em suas pinturas elementos de colagem e de experimentar com a técnica de papier colle (papel colado). Sua colaboração artística durou até 1914.
· Reconhecer a arte oficio e suas peculiaridades.
· Analisar as diferentes representações artísticas como linguagem comunicacional. (poesia - escultura)
Público Alvo: Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental séries finais do CEF 03 de Planaltina.
Trabalho interessante!
ResponderExcluirObrigada!!
ResponderExcluir