sexta-feira, 1 de junho de 2012

Referências de Fragmentos ligados ao meu projeto


                                Referências de Fragmentos ligados ao meu projeto:

Boaventura de Sousa Santos, no texto modernidade, identidade e a cultura de fronteira (Rev.Sociol.USP, SP, 5(1-2): 31-52,1993 Artigo - editado em novembro de 1994), Fala que na percepção individual ou coletiva a identidade cultural exerce um papel importante para delimitar as diversas personalidades, padrões de conduta e atributos próprios de cada grupo humano. A influencia do meio trás inovações temporárias e permanentes que interagem entre si. Uma pessoa após nascer, vai absorvendo aos poucos essas características que contribuirão para formação de sua identidade. A necessidade de discutir identidade veio com a modernidade. Para o teórico Milton Santos o conhecimento e o saber se renovam do choque de culturas. A produção de novas técnicas são produtos da interposição de culturas diferentes com o somatório daquilo que anteriormente existia. A cultura é um conjunto de respostas para melhor satisfazer as necessidades humanas. 
Depois da Primeira Guerra Mundial e da incorporação do operariado no Estado-nação começou a extensão aos trabalhadores dos direitos a cidadania. Max Weber define a modernidade europeia como um complexo processo de passagem de particularismos contextualizados a universalismos sem contexto.
A papietagem é um instrumento valioso para a apropriação de conhecimento e assimilação de culturas. É uma criação dos chineses que além de inventores do papel, desenvolveram diversas aplicabilidades para ele. Era usado inicialmente para fazer máscaras para o teatro. Mais tarde começou a ser usado em esculturas. Escultura (em latim, sculpere, ‘esculpir’), arte de criar formas figurativas ou abstratas, tanto planas quanto em relevo. Podemos definir escultura como a arte de moldar determinados materiais. O artista produz uma escultura usando criatividade, sentimentos e idéias. Ele cria volumes, formas e define espaços numa escultura. No processo de produção escultural, o artista pode utilizar várias técnicas como, por exemplo, fundição, moldura ou o trabalho com ferramentas na matéria-prima bruta.As esculturas são usadas desde a pré-história como manifestação artística.(http://www.suapesquisa.com/artesplasticas/escultura.htm). Muitas esculturas do século XX foram feitas com base na construção e na montagem. Essa técnica pictórica foi criada em 1912, pelo pintor cubista George Braque, inspirado pelo método de colagem de Pablo Picasso que em suas construções usou papel para produzir objetos tridimensionais. A papietagem é uma ramificação do papel machê e consiste em colar papel sobre papel. O termo montagem foi cunhado pelo pintor Frances Jean Dubuffet para referir-se á própria obra, surgida da colagem.
(http://ar7e.blogspot.com.br/2008/06/escultura.html)
Na história da arte, a cópia sempre foi o fator principal para o desenvolvimento de uma técnica. Aprender com os mestres, estudar formas, copiar esboços, desenhos, pinturas, tudo para o continuo aperfeiçoamento. Praticamente todo mundo que desenha, ilustra, pinta ou esculpe, copia ou já copiou de seus ídolos em prol do crescimento próprio. Quando inserimos elementos gráficos criados previamente por um artista num novo contexto, cria-se a releitura. Ela está bastante presente na arte, principalmente na contemporaneidade. 
http://revista-apes.blogspot.com.br/2009/03/conceito-releitura-e-tecnica.html



2 comentários:

  1. Parabéns Micilene.Espero que você poste aqui as imagens de suas obras de papietagem da Exposição.ficaram MAGNÍFICAS!!!!
    Márcia Cristina

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  2. Oi Marcia! Obrigada! Aquelas obras são de outro projeto sobre Romero Britto. Vou postar mais tarde como exemplo quem sabe!!

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